Wiki Ace Combat
Advertisement

O 108º Esquadrão de Combate Tático (Tactical Fighter Squadron) também conhecidos como Esquadrão Wardog (Wardog Squadron), Os Demônios de Razgriz (The Demons of Razgriz) ou Sand Island Squadron, foi um esquadrão auxiliar da 5ª Ala de Caça da Força Aérea de Osea (Osean Air Defense Force's 5th Fighter Wing), estacionado na Base Aérea de Sand Island.

O Esquadrão Wardog estava na vanguarda da Guerra do Círculo-Pacífico (Circum-Pacific War) desde o seu início. O esquadrão passou por várias mudanças de comando no primeiro dia da guerra e passou a servir em muitas da missões decisivas dela. A eficiência tática dos pilotos Wardog foi elogiada pelos militares de Osea e temida pelos Yuktobaniânios, ganhando vários apelidos - o mais famoso, "Os Demônios de Razgriz".

Conteúdos[]

  • 1 História
    • 1.1 Eventos Iniciais
    • 1.2 Guerra Aberta
    • 1.3 A Invasão da Yuktobânia
    • 1.4 Acusações de espionagem e execuções
  • 2 Roster
    • 2.1 Pilots
    • 2.2 AWACS Thunderhead
    • 2.3 September 23 casualties
  • 3 Gallery
  • 4 Trivia
  • 5 References

História[]

Eventos Iniciais[]

Ver artigo principal: Intrusões do espaço aéreo da Osean em 2010[]

Em 23 de setembro de 2010, um grupo de trainees da Wardog e instrutores de voo foram emboscados por caças desconhecidos durante um exercício de treinamento sobre Cape Landers. Nos próximos dias, mais confrontos entre Wardog e os lutadores desconhecidos acabariam em uma declaração formal de guerra pela União das Repúblicas Yuktobanianas (Union of Yuktobanian Republics) contra a Federação Oseana (Osean Federation).

Guerra aberta[]

Ver artigo principal: Bombardeio de St. Hewlett, Bombardeio de Sand Island, ou Operação Vanguarda

Em 27 de setembro, o líder de voo do Wardog, Capitão Jack Bartlett, foi abatido sobre o Oceano Ceres e listado como "Desaparecido em Ação". Depois disso, o 2º Tenente Kei Nagase foi colocado no comando do esquadrão, mas ela recusou a promoção, optando por dar sua posição a Blaze.

No primeiro dia da guerra, o Wardog interrompeu com sucesso três ataques separados das forças Yuktobanianas, levando a resistência dos pilotos ao limite. Após a morte do tenente-coronel Ford, Blaze tornou-se o novo líder do esquadrão com Nagase como seu segundo em comando; O 2º Tenente Alvin H. Davenport ocupou a posição número três; Os aviadores de primeira classe Hans Grimm assumiram a posição vago número quatro.

Em 4 de outubro, o Wardog afundou com sucesso o porta-aviões submersível Scinfaxi durante a fracassada invasão anfíbia de Sand Island por Yuktobânia. Os pilotos do Wardog, consequentemente, receberam promoções por seus esforços, e a notícia de suas façanhas começou a se espalhar entre os militares da Osean.

Invasão da Yuktobânia[]

Ver artigo principal: Operação Pegada, Operação Long Harpoon ou Operação Supercircus

A partir de 31 de outubro, Wardog apoiou a invasão do exército de Oseano do continente Yuktobaniaano, Verusa. Em 4 de novembro, o Wardog se apresentou a Oured, a capital Oseana, para interrogatório em relação a um ataque não autorizado a civis yuktobanianos ocorrido dois dias antes. Wardog, que era a única unidade conhecida da OADF operando na área na época, tornou-se os suspeitos culpados. Enquanto sua lealdade estava em questão, Wardog foi enviado para abordar um dos dois ataques simultâneos que Yuktobânia havia iniciado em retaliação.

No início de novembro, a Wardog realizou ataques aéreos táticos nas instalações de produção militar da Yuktobânia nas regiões de Duga e Sonza. Em 14 de novembro, o Wardog afundou o segundo porta-aviões submersível da classe Scinfaxi, o Hrimfaxi, no norte do Estreito de Razgriz. O engajamento rendeu aos pilotos Wardog outra promoção, bem como um novo apelido entre os Yuktobanianos: "Os Demônios de Razgriz" (The Demons Of Razgriz).

Três dias depois, o Wardog participou de uma missão de resgate de prisioneiros de guerra (POW) na região nevada de Glubina, na Yuktobânia. Durante a operação, Nagase foi abatido por um míssil terra-ar. Ela foi recuperada no dia seguinte depois que seus companheiros de esquadrão lideraram uma operação intensiva de busca e resgate para ela. Uma semana após o resgate de Nagase, o Esquadrão Wardog apoiou a operação terrestre em larga escala realizada pelo Exército Oseano (Osean Army) que rompeu a linha defensiva dos Yuktobanianos no deserto de Jilachi.

Em 29 de novembro, Wardog foi designado para realizar um sobrevoo cerimonial sobre a cidade de novembro antes de um discurso do vice-presidente. No entanto, as forças Yuktobanianas apareceram de repente e tentaram atacar o estádio. Durante o duelo prolongado, o capitão Davenport, indicativo "Chopper", foi abatido e morto em ação. A perda de Davenport e o vazio silencioso que ele deixou para trás afetaram profundamente seus alas.

Uma semana depois, o Esquadrão Wardog retornou às linhas de frente e apoiou a terceira tentativa de cerco do Exército Oseano na Fortaleza Cruik, a maior e última fortaleza defensiva da Yuktobânia antes de sua capital, Cinigrad. Através dos esforços coordenados dos Demônos de Razgriz e das forças terrestres de Oseanas, a fortaleza "inexpugnável" caiu ao meio-dia. No entanto, durante o voo de volta para Sand Island, Razgriz foi emboscado pelo 8492º Esquadrão sobre as Montanhas Vladimir. Apesar da forte interferência do ECM na área e do grande número de caças hostis, o Wardog ultrapassou e escapou do 8492º.

Espionage accusations and execution[]

"Attention, all Air Force planes! Enemy spy elements have made off with four training jets and are heading north. Find them and shoot them down. Repeat, all Air Force planes..."
― Major Allen C. Hamilton

Sometime that evening, Sand Island's adjutant commander, Major Allen C. Hamilton, received word from his former comrades in the 8492nd Squadron that the Wardog pilots were enemy spies. Hamilton consequently apprised his superior, Colonel Orson Perrault, of his suspicions.

At 0132hrs on December 7, Wardog returned to Sand Island. Blaze and Nagase, who disliked Perrault for mocking President Harling, decided to report the incident to Hamilton; Grimm proceeded to the crew quarters to share the news with Genette and Pops, who were aware of Hamilton's ties to the 8492nd. Alarmed, the three men went to Perrault's office to report their findings, only to discover that the base commander had been already deceived by Hamilton.

Meanwhile, upon learning of his connection to the 8492nd, Nagase punched Hamilton, rendering him unconscious; she and Blaze then cut the building's power, giving Grimm, Pops, and Genette an opportunity to escape. The base was placed on lockdown, and Perrault issued a "shoot on sight" order to base security. The fugitives eluded the patrolling MPs and eventually fled Sand Island in four lightly guarded training jets. Following their escape, Hamilton issued a general order to all nearby OADF aircraft, authorizing the traitors' execution.

Pops temporarily assumed the role of flight leader as the fugitive pilots headed north over the Ceres Ocean. At 0702hrs, they were spotted and pursued by the 8492nd over the Solo Islands. Through a combination of precision flying and the islands' natural electromagnetic field, Wardog eluded the 8492nd. Shortly afterward, Captain Marcus Snow intercepted and shot down the fugitives. The Sea Goblin team was dispatched to search for survivors and reported that it did not find any. Official OADF records list the pilots as KIA on December 7, 2010; however, rumors persist that the squadron has some relation to the mysterious "Ghosts of Razgriz", which brought about the war's conclusion.

Roster[]

Pilots[]

  • Ford – Squadron commander
  • Jack Bartlett / "Heartbreak One" / Wardog 1 – Flight leader and training instructor
  • Blaze / Wardog 4 / Wardog 1 – Flight leader
  • Kei Nagase / "Edge" / Wardog 2
  • Alvin H. Davenport / "Chopper" / Wardog 3
  • Hans Grimm / "Archer" / Wardog 4

AWACS Thunderhead[]

Main article: AWACS Thunderhead

AWACS Thunderhead was the OADF electronic support aircraft that worked with Wardog Squadron since its first mission over Cape Landers. As an AWACS, Thunderhead provided vital tactical and data analysis for Wardog until December 7, 2010. After Wardog was accused of espionage, Thunderhead supported the 8492nd Squadron's efforts to eliminate the fugitive pilots; he later confirmed via radar that Marcus Snow of the naval air force had successfully shot down the spies.

September 23 casualties[]

The following is a list of callsigns of Wardog's trainers and rookie pilots who died during the Yuktobanian surprise attack on September 23, 2010:

  • Trainers
    • Baker
    • Svenson
  • Trainees
    • Aero
    • Barney
    • Cavalier
    • Jive
    • Mustang
    • Betty
Advertisement